TRANS-BORDANDO EM CHICA
Centro Cultural Usiminas
Ipatinga - MG
20 de janeiro a 27 de fevereiro
Trans-Bordando em Chica, o novo projeto da estilista e artista plástica Vanuza Bárbara, inspirado na escrava Chica da Silva, chega ao Centro Cultural Usiminas nesta quarta-feira (20).
A exposição, que já passou pelo Centro Cultural Aperam, em Timóteo, e Centro Cultural Nelson Mandela, em Governador Valadares, foi ampliada trazendo peças para crianças.
Bárbara queria contar histórias de Chica por meio das roupas, destacando sua relação de 16 anos com João Fernandes, o poderoso contratador de diamantes, que se apaixonou pela escrava e a ela garantiu alforria. Os lugares onde Chica viveu e por onde passou também estavam entre os temas.
“Foquei nessa temática, na arquitetura de Diamantina e seus diamantes, nas ruas da cidade e na natureza, no cerrado, com suas flores e a luz retratada na exposição fotográfica que compõe a Mostra de Nilmar Lage e Rodrigo Zeferino”, enumera a estilista, que em seguida sentiu necessidade de completar a obra fazendo referências aos filhos de Chica.
TRANS-BORDANDO EM CHICA
Centro Nelsom Mandela
Governador Valadares - MG
20 de janeiro a 27 de fevereiro
Estilista se dedica a criações que contribuem para a redução de resíduos sólidos no meio ambiente
Sustentável. Essa é uma das qualidades das criações de Vanuza Bárbara, estilista ipatinguense aliada das artes, da cultura e compromissada com o papel social da moda, uma atividade que ela abraçou ainda na infância.
Rodrigo Zeferino, Nilmar Lage e Ricardo Alves assinam as fotos produzidas para o projeto Trans-Bordando em Chica
“Quando criança, a moda era o meu brinquedo predileto. Influenciada pela minha mãe, que costurava com muito gosto, eu já começava a criar modelos para as minhas bonecas. Mais tarde, na adolescência, passei a customizar minhas roupas”, recorda Vanuza Bárbara, que assina três coleções patrocinadas via lei de incentivo à cultura: Carne Seca, As Melindrosas e Trans-Bordando em Chica.
Projeto de valorização da identidade nacional, Carne Seca reverencia o arquiteto, artista plástico e cenógrafo, Flávio Império, personalidade importante na construção da história cultural do Brasil. Referência para Vanuza Bárbara, Flávio adotou em seu trabalho o reaproveitamento de materiais e objetos descartados pela sociedade.
TRANS-BORDANDO EM CHICA
Fundação Aperam Acesita
Timóteo - MG
09 de outubro a 30 de outubro 2016
A arte, cultura e sustentabilidade marcam esse trabalho, que retrata os aspectos importantes da identidade nacional
TIMÓTEO-MG - Para abrir as comemorações 21º aniversário do Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita, a Instituição preparou uma programação especial. Inspirada em Chica da Silva, a Fundação recebe nesta sexta-feira (09), às 20h, a exposição “Trans-Bordando em Chica”, da artista Vanuza Bárbara. A arte, cultura e sustentabilidade marcam esse trabalho, que retrata os aspectos importantes da identidade nacional.
A exposição de Vanuza Bárbara é inspirada em Chica da Silva
As mais de 75 peças entre roupas, colares, esculturas e fotografias foram feitas com materiais que seriam descartados para o meio ambiente. A mostra propõe reflexões sobre a vida da escrava, além de remeter à cidade de Diamantina, onde Chica da Silva viveu. A exposição é patrocinada pela PROVEST Uniformes, Fraldas Carinhos e Love Life, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, e o apoio da Aperam South America, por meio da Fundação Aperam Acesita.
A exposição pode ser visitada por toda a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, até o dia 30 de novembro. A Fundação Aperam Acesita fica na Alameda 31 de outubro, nº 500, centro de Timóteo. A programação completa da Fundação Aperam Acesita está disponível no sitewww.aperam.com/brasil. Outras informações sobre a programação cultural, ingressos e horários podem ser obtidas pelo telefone (31) 3849 - 7744.
- See more at:
Sons Cores e Sabores
Horto - Ipatinga-MG